Destino: Itacaré/BA

Foto: Mury Braga

Fala, galera! Beleza? Irei compartilhar com vocês uma viagem muito massa que fizemos para Itacaré, litoral da Bahia, meu amado estado. Foi a segunda vez que fizemos essa viagem. Essa trip surgiu por meio do convite de alguns amigos. Fomos pra lá no final de dezembro de 2018, pois voltamos no dia 24, véspera de natal. Aproveite o post, vou dar algumas dicas pra quem deseja conhecer essa cidade encantada.

Nossa vigem foi de carro. Partimos de Santana/BA, minha cidade natal. De lá até Itacaré são 815 km de distância, sugiro a rota que passa por Vitória da Conquista/BA, visto que a estrada é boa e não pega nenhuma estrada de chão, diferentemente das outra rotas sugeridas pelo Google Maps.

Eu e minha noiva montamos um mini roteiro para essa viagem e um dos primeiros lugares que gostaríamos de parar era em Bom Jesus da Lapa/BA, a fim de visitar a gruta (pra quem ainda não conhece vale muito a parada) e comprar um imã de geladeira de lembrança que esquecemos da últimas vez.

Gruta em Bom Jesus da Lapa.

DICA: A rodovia que vai pra Itacaré é cheia de curvas e serras, como a Serra do Marçal, logo após Vitória da Conquista (até vimos uma carreta tombada nessa serra no dia em que passamos lá). Então, dirija com cuidado, porque a estrada é perigosa. Olhem aí as curvas pelo GPS: 

Curvas da Serra do Marçal.

Como estávamos curtindo a rota (as serras, uma fábrica muito louca perto de Brumado...) e dirigindo devagar, resolvemos dormir em Itapetinga. É uma cidade bem grandinha, assim você consegue achar hotéis e pousadas boas tranquilamente. Ela fica a 240 km de Itacaré, então fica uma distância legal pra continuar no dia seguinte. Porém, quem estiver vindo de Brasília, Goiânia etc, sugiro que faça um pit stop em Vitória da Conquista, devido a longa distância já percorrida.

No dia seguinte, seguimos viagem e paramos em Ilhéus para fazermos uma visitinha ao Bataclan e para comprarmos um imã de lembrança (que também esquecemos de comprar da última vez). Ilhéus não cresceu turisticamente como deveria, na minha opinião, mas tem os seus encantos e suas histórias. Vale dar uma visitada na cidade por um dia e apreciar as maravilhas de Jorge Amado e os maravilhosos chocolates produzidos na região, afinal estamos na costa do cacau.

Bataclan de Maria Machadão.

Letreiro da cidade que fica na Praia da Avenida.

DICA: Ficamos uma manhã inteira em Ilhéus e partimos para nosso destino final: Itacaré. Na direção da cidade, nós passamos pelo Mirante da Serra Grande, que lugar. PARE LÁ! Olhem aí a lindeza do lugar:

Mirante da Serra Grande.

DICA: Enfim, chegamos em Itacaré. Nossa estadia foi no Arpoador Flat. O proprietário é o Raphael, não o conheci pessoalmente pois ele estava viajando, mas o cara é super de boa. O local? Super organizado, limpeza impecável e charmoso, bem a cara de Itacaré. Quando voltarmos ficaremos lá novamente. Certeza! (Obs: lá não serve café da manhã. Eu até prefiro assim). Vou deixar o link da página deles ai embaixo.

arpoadorflat.com

No primeiro dia fomos para a Praia da Concha. Lugar de mar tranquilo e vários restaurantes com boas estruturas, é muito bom pra crianças e famílias. Sugiro que passe o dia ou vá no fim da tarde, pois lá é onde a galera se reuni pra curtir o pôr sol, e já adianto: é magnífico!

Praia da Concha.

Por do sol na Praia da Concha.

No dia seguinte fomos para a Praia da Ribeira, mas antes paramos na Praia da Tiririca (que fica no mesmo caminho) pra dar um rolê de skate em um bowl que fica na beira da praia, FANTÁSTICO. A Praia da Ribeira talvez seja a praia mais balada da cidade, devido ao número de restaurantes e suas estruturas, mas isso não tira o brilho da praia, que tem de tudo um pouco: hippies, farofada, chiques, surfistas... O marzinho é bem agitado, então vá com calma. Praia linda!

Bowl na Praia da Tiririca.

Praia da Ribeira.

A noite em Itacaré atende ao público em geral. Tem restaurante chique, lanchonete, bares, japonese food, soverteria, balada, galeria de arte, dentre outros. A rua que é balada durante a noite fica no bairro da Pituba. É uma rua bem charmosa onde fica isso tudo que eu citei acima, é tão bom que nós fomos lá todos os dias e não abusamos (cansamos) de visitá-la. Comemos pizza, sanduíches, comida japonesa, tomamos sorvete, curtimos samba de rua... Os preços não são tão caros, dependendo da sua escolha. Vá que o agito é certo. Ahhh... suas lembrancinhas você compra por lá também! 

"Rua do lazer" na pituba em Itacaré.

Samba no Núúh Bar e Restaurante.

Olha aí a galera da viagem. Da esquerda pra direita: Fabiano, Lucas, Clícia, Lalá, Luana, Mimi, Ricardo, eu, Mateus e Cléia.

Continuando a viagem, decidimos passar o dia no Resort Villas de São José, fica bem na entrada da cidade. Velho, que lugar lindo! Você tem que fazer sua reserva com antecedência (pelo menos um dia antes) e pagar uma taxa de R$ 80,00 por pessoa, sendo que esse valor é convertido em consumação, então tá legal. A praia é linda e o mar é muito bom para aqueles que gostam de umas ondinhas (perfeito), o restaurante e sua estrutura com piscinas de apoio são uma beleza. Ô lugarzinho bom pra curtir. Se puder, vá.

Villas de São José.

Durante todos os dias em que estivemos em Itacaré eu estava realizando um sonho: surfar. Eu fiz aulas com o Marcelo, um shaper paulista que já vive na cidade a um tempão. Pense num cara gente boa, paciente e prestativo. Foram quatro dias de aulas, no segundo dia eu já estava em pé na prancha, pegando onda, o cara é fera. Surfamos na Praia da Ribeira e na Praia do Pontal (nessa a gente atravessa o rio de barco. Massa!). Se alguém for lá e quiser pegar as manhas do surf pra levar pra vida, procure Marcelão. Este é o contato dele: 73 99931-1186. A loja dele fica na Pituba (Equilíbrio Surf). Bom surfe!

Eu e Marcelo na Praia do Pontal.

Surfe na Praia do Pontal.

No último dia fomos para a Praia da Tiririca: a minha favorita. Lá tem surfe, skate, mar agitado, mirantes e só a galera massa. A energia desse lugar não se explica, é só indo pra sentir. Eu amo esse pico.

Praia da Tiririca.

Ufa! Se deixar eu escrevo um livro sobre Itacaré. Espero que vocês tenham gostado das informações desse post. Foi uma viagem incrível. Visitem Itacaré, é um dos meus destinos favoritos. Eu amo essa cidade. Eu amo minha Bahia. Muito obrigado e qualquer dúvida me mandem um e-mail (amaurysbs@outlook.com) ou uma mensagem no instagram (@murybraga). Até mais!

Comentários

  1. Muito bom! Fiquei com vontade de conhecer Itacaré.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês vão adorar! Quando forem, aproveitem as dicas.

      Excluir
    2. Certamente! Estou até pensando em pegar umas aulas com o Marcelo! 😄

      Excluir
  2. Rapá.....muito massa esse post....agradeço de coração por mensionar nossa vivência no surf....iradooooo...uhuhuuuu ALOHAXÉ meu rei.

    ResponderExcluir
  3. Delícia de lugar...pedacinho do paraíso na terra! Já quero voltar, já quero morar lá perto...hahaha...Foram férias inesquecíveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Hepta: Filmes Nostálgicos

Destino: Chapada dos Veadeiros